26.7.06

POR QUE CANAVIEIRAS?




Eu como um "forasteiro" nessa terra maravilhosa, sempre me deparo com estas perguntas: Depois de quase vinte anos e uma boa vida no exterior, por que voltar a morar no Brasil? E de todos os lugares, por que a Bahia, e por que Canavieiras em especial?

Eu tento responder a estas perguntas de uma forma racional, sem deixar-me influenciar pelo fatalismo ou pela explicação simplista de que o destino está traçado e que não temos controle sobre ele.

Primeiro que voltar para o meu país de origem sempre foi um sonho quando eu morava fora, e de forma alguma me via passando a velhice naquelas terras alheias. Na verdade nunca me esqueci de minhas raízes, e por mais que a vida tenha sido melhor em muitos sentidos, e mais confortável e abundante, a gente nunca deixa de sentir aquela nostalgia saudosista de tempos idos, da família e dos amigos, e até mesmo uma certa tristeza pelo tempo perdido nesses anos todos longe de tudo.

Acontece que no meu caso me tornei muito mais patriota a partir do momento em que me afastei. Antes gostava do produto e da cultura estrangeira pelo simples fato de fugir da mesmice que me rodeava. De longe descobri a riqueza de minha própria cultura, e cresceu o meu orgulho do encantamento exótico que a nossa terra representa lá fora.

Por muitos anos me encarreguei de divulgar nossa cultura nos EUA, não apenas para os americanos, mas também para russos, judeus, chineses, latinos e europeus e quem mais se interessasse por nossos costumes e espírito. Isso, de certa forma, me manteve centrado e conectado, e me ajudou a aprender a conviver com a saudade constante e pulsante que me perseguiu durante todo o tempo ausente do Brasil.

Com o passar do tempo a pressão de morar em cidade grande, o custo de vida e aquela corrida contra o tempo começou a se acumular, tudo somado à saudade, que não era nada fácil. Quando Bush foi eleito, e depois com o Onze de Setembro, a situação dos imigrantes foi ficando mais e mais insuportável. Neste ponto eu já estava com planos definidos de retorno à pátria. Foram alguns anos de preparação para vir e um projeto de vida aqui, pois sabemos como é diferente a questão da sobrevivência aqui no Brasil.

O sonho de morar perto do mar num paraíso tropical sempre foi uma realidade. O sonho de ter uma pousada, descobri, parece ser compartilhado por muitos neste mundo de Deus. Recebi muitos comentários neste sentido, e mais do que isso, inúmeras pessoas se manifestaram, declarando uma certa inveja pela mudança radical de vida, coisas que muitos sonham sem coragem de arriscar.

Eleger a Bahia como destino não foi difícil, já que o estado é tão rico em cultura e mistério, e seu nome cresce a cada dia lá fora, sempre envolvido em uma névoa de encantamento e magia e muito de exótico nas suas tradições e história. A Bahia é e sempre será um destino turístico, não apenas doméstico, e com certeza internacional. O lugar ideal para se montar uma pousada.

O lugar ideal para se buscar qualidade de vida, longe da loucura dos grandes centros, tráfego, correria em busca do ganha-pão e do aluguel exorbitante, longe do stress da vida capitalista e extremamente material. Bahia é o lugar ideal para se desacelerar e ver melhor a vida passar. E isso era o requisito básico de toda a transformação.
Surgiu então Canavieiras, ilustre desconhecida até então, uma cidade charmosa e cheia de personalidade no sul da Bahia que chamou a atenção e todos. Para mim se descortinou primeiramente através da Internet, com seu apelo histórico, cultural, ecológico, gastronômico, tudo isso somado ao fato de ser uma cidade ainda inexplorada pelas multidões de turistas ávidos de novidades. Não tive dúvidas...

De lá para cá muita coisa aconteceu. E aqui estou eu, acreditando no potencial de Canavieiras, dos manguezais, da riqueza do folclore, da culinária baiana e de todos os outros atrativos que com certeza farão em breve esta cidade brilhar no mapa turístico do país. Hoje esta cidade é a minha cidade, e não há melhor razão para estar aqui hoje, fazendo parte e contribuindo para esta comunidade. Vale a pena conhecer.

5 comentários:

Anônimo disse...

Puxa, gostei mesmo da sua descrição da vida, dos sonhos, dos desejos, de sua situação nos USA, da situacão das grandes metrópoles ahí no Brasil, sua escolha pela Bahia, e principalmente Canavieiras!
Desejo sucesso dos Grandes! Que esse temporada seja só o começar, haverá sempre dias melhores, e melhores tenham certeza.
Parabens a vocês,
Catulo Perrucho

Anônimo disse...

Estou na mesma situacao sua, Ja estou legau aqui nos EUA mais pior que conseguir um VISTO e a barreira piscicologica de voltar.
Tambem gostaria de abrir uma pousada, mais nao tenho ideia como comesar.
Estive a duas semanas no Sul da Bahia e me apaixonei.
Talves Itacare. voce pode me dar uma opinial??

alex saporetti disse...

obrigado pelo seu comentário e desculpe a demora em responder...itacaré é uma cidade que tem muito movimento e já está descoberta pelas multidões... os preços também já estão mais altos. tudo depende do que vc realmente procura. a costa baiana é toda linda. venha passear por aqui e veja por vc mesmo. um abraço.

alex saporetti disse...

OBRIGADO PELO RECADO, CATULO, VC MAIS DO QUE NINGUÉM SABE O VALOR QUE TEM ESSA TERRA, E DEVE SENTIR NA PELE A SAUDADE DE QUE FALO. GRANDE ABRAÇO.

Unknown disse...

Alex,
Fiquei super orgulhosa com o seu relato.
Sou brasileira e baiana do sul, tive a oportunidade de conhecer Canavieira, a sua pousada e vc há pouco tempo com enorme prazer.
Parabenizo-o pela escolha, pelo empresário simpaticissimo q és e principalmente, pela pessoa acolhedora e carinhosa q acolhe os seus hóspedes fazendo-os se sentirem em casa.
Um grande abraço.
Walka